Como a tecnologia tem ajudado na área da saúde?

Há muitos anos estamos observando o avanço dos efeitos positivos da tecnologia na área da saúde. Tanto os profissionais de saúde quanto a população em geral ganharam muito com os avanços da tecnologia.

E todos os avanços na medicina parecem não ser suficientes, pois todos os dias, novas tecnologias aparecem para melhorar a vida de todos. Essas novidades geralmente ajudam no que diz respeito à prevenção, diagnóstico e tratamento de algumas patologias e outros procedimentos médicos.

Com o aumento da população mundial, o avanço da tecnologia na área da saúde é mais que necessária, pois novas doenças surgem todos os dias. Vamos ver mais sobre esse assunto neste artigo.

Tecnologia e medicina

Na época que os médicos vestiam jaleco para ser identificados como profissionais, sem o apoio de qualquer equipamento, o número de mortes decorrentes de um suporte médico melhor, eram enormes.

Com a chegada da tecnologia e seus avanços, o número de óbitos foi sendo reduzido, pelo menos no que diz respeito à necessidade de equipamentos e procedimentos médicos. O tempo foi passando e alguns equipamentos como o de imagem, por exemplo, foram transformando a rotina de profissionais e pacientes.

Com a tecnologia implantada na área da saúde, foi possível fazer exames mais rápidos, ter diagnósticos mais precisos e realizar tratamentos corretos para cada tipo de paciente.

Evolução da tecnologia na medicina

Com o passar dos anos, não apenas os exames de imagens puderam melhorar, mas também novos tipos de exames passaram a fazer parte da vida de quem trabalha na área da saúde, exames como a ressonância magnética, tomografia computadorizada, aparelhos de raio-x, ecocardiograma, polissonografia e outros.

Além disso, alguns procedimentos cirúrgicos foram aprimorados, tornando assim essas ocasiões mais fáceis para a equipe médica, além de realizar os procedimentos com menor possibilidade de erro.

Sem falar no campo que envolve a administração e recursos humanos, que tiveram seus sistemas melhorados, graças aos avanços da tecnologia.  

Futuro da tecnologia na medicina

Da mesma forma que foi a alguns séculos atrás, a medicina vai continuar sendo melhorada com a ajuda das novas tecnologias, especialmente com a chegada da internet 5G. No entanto, o que levou muitos anos para ser revolucionado, hoje em dia é só uma questão de tempo.

Por exemplo, novidades como robótica e impressões 3D vão ajudar a revolucionar a medicina. Imagina um robô realizar cirurgias tão complexas que antes só podiam ser feitas por médicos experientes?

Sem falar que muitas das cirurgias que serão realizadas por robôs, serão feitas a distância. Isso é incrível! Tudo isso só é possível graças ao avanço da tecnologia na medicina.

Muitas dessas tecnologias também visam melhorar a segurança do profissional de saúde, como, por exemplo, jalecos a prova de bactérias e vírus.

Benefícios recentes

Além de muitos benefícios que poderíamos citar aqui, há dois deles que precisam de destaque.

TeleSus

O TeleSus é um avanço da tecnologia na medicina que tem ajudado muitas pessoas a tirarem dúvidas por meio de um atendimento pré-clínico, para aquelas pessoas que por algum motivo precisam ficar em isolamento.

Consulta virtuais

As consultas virtuais são outro avanço da tecnologia na medicina que tem ajudado milhares de pessoas, sobretudo, aquelas que moram em regiões remotas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *